Não estou falando daquele carioca propagado pela mídia, por grandes escritores e músicos, aquele sambista malandro, ou a passista gostosona, nem do surfista ou da gatinha da praia, ou do torcedor de futebol que mora no Maracanã.
Falo do verdadeiro carioca ou seríamos mesmo todos (nós cariocas) amantes do samba, adoradores do futebol e praianos por natureza?

sábado, 16 de junho de 2012

A CIDADE DAS FAVELAS - PARTE III

 Quando comecei estas matérias minha intenção não era a de discriminar ou classificar qualquer área, era esclarecer, até para mim mesma, a real situação de nossa cidade  para uma questão social e política.
Não parei de pesquisar, ainda continuo extratificando as regiões e suas comunidades, mas mesmo antes de terminar, pude ver, e claro todos que também viram a pesquisa, a situação crítica de nossa cidade. São centenas de áreas irregulares, favelas ou comunidades, não importa o nome. São áreas carentes, carentes de tudo, de saneamento, de saúde, de segurança, de paz, de um mínimo de condições de moradia.


Deslizamento no Morro dos Prazeres. (foto: AP)

Minha intenção era lembrar dessas áreas que se proliferam pela nossa cidade, áreas abandonados pelos políticos. Áreas que vivem por si só e que muitas vezes servem de "curral" para políticos que querem se eleger ou reeleger. Essas áreas que vivem, ou melhor sobrevivem, de promessas, de pouquíssimas ações.









Precisamos mudar essas imagens, nossa cidade é bela demais para vermos nossa população passando por isso, fome, miséria, sujeira, medo... eu sei que isso tudo não está presente somente nas comunidades  carentes, mas os moradores, cidadãos trabalhadores, dessa áreas são os que mais sofrem com toda esse descaso e abandono. Precisamos sim sinalizar e localizar aonde estão os problemas de nossa cidade. Essas comunidades não são problemas PARA a cidade, são problemas DA nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário