Não estou falando daquele carioca propagado pela mídia, por grandes escritores e músicos, aquele sambista malandro, ou a passista gostosona, nem do surfista ou da gatinha da praia, ou do torcedor de futebol que mora no Maracanã.
Falo do verdadeiro carioca ou seríamos mesmo todos (nós cariocas) amantes do samba, adoradores do futebol e praianos por natureza?

quinta-feira, 22 de março de 2012

CARIOCAS E FLUMINENSES

O problema de identificação da cidade do Rio de Janeiro já começa pelo nome. Uma vez que a Cidade e o Estado tem o mesmo nome muitas pessoas não sabem o que é o quê. 

Mas são coisas bem distinta, o Estado é o Estado e a Cidade é uma pequena parte desse enorme Estado.

Mapa do Estado do Rio de Janeiro

Como dá para ver na imagem a cima, a cidade do Rio de Janeiro é uma parte bem pequeninha do Estado, essa em azul mais escuro banhada pelo mar.


Assim CARIOCA é a pessoa que nasce na cidade do Rio de Janeiro, quem nasce no Estado é fluminense. A palavra fluminense provém da palavra latina flumen, que significa rioPortanto, quem nasce, por exemplo, em Niterói pode ser chamado de fluminense ou, mais especificamente, de niteroiense, mas não de carioca.


O termo carioca, que é de origem tupi e significa casa do homem branco, era usado apenas informalmente e com sentido pejorativo. Depois o termo passou a designar especificamente quem nasceu na cidade do Rio de Janeiro, ficando assim a palavra fluminense para designar quem nasceu no estado do Rio de Janeiro. Podemos dizer, portanto, que carioca está para fluminense, assim como paulistano está para paulista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário