Não estou falando daquele carioca propagado pela mídia, por grandes escritores e músicos, aquele sambista malandro, ou a passista gostosona, nem do surfista ou da gatinha da praia, ou do torcedor de futebol que mora no Maracanã.
Falo do verdadeiro carioca ou seríamos mesmo todos (nós cariocas) amantes do samba, adoradores do futebol e praianos por natureza?

domingo, 1 de abril de 2012

A CIDADE

A cidade do Rio de Janeiro é formada por quatro regiões, são elas a zona norte, a zona sul, a zona oeste e o centro.

A fama de cidade maravilhosa vem basicamente da zona sul. Nesta área "nobre" da cidade podemos encontrar os nossos mundialmente famosos pontos turísticos, a praia de Copacabana, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.

Já na área do Centro do Rio temos o "centro financeiro" da cidade e diversos pontos históricos. Aqui também encontramos o ponto chave do carnaval carioca, o Sambódromo.

A zona norte acaba se tornando conhecida por dois pontos, o carnaval e o futebol. Nos mais "famosos" bairros dessa área, temos grandes escolas de samba como a Mangueira da Mangueira, a Portela e a Tradição de Madureira, o Salgueiro e a Unidos da Tijuca da Tijuca, isso só para citar algumas. Mas claro não podemos deixar de falar do majestoso "Estádio do Maracanã".


A zona oeste... por muitos ela é ignorada. Para alguns ela nem faz parte da cidade. O que é muito injusto, principalmente por ela compreender a maior área de nossa cidade.

Tirando a Barra da Tijuca. Mas ué, a Barra faz parte da zona oeste, não é zona sul? É o que muitos perguntariam. O pessoal da zona sul diria, "claro que não, Barra é zona oeste, já alguns moradores e lá dizem o contrário, "que Barra é a nova zona sul da cidade". Mas a verdade é que a Barra da Tijuca fica localizada na zona oeste de nossa cidade.

Quero que fique bem claro que esse conceito da cidade não reflete a minha opinião pessoal, só estou aqui relatando como a nossa cidade é culturalmente defina e turisticamente vendida.

Mapa de bairros da cidade do Rio de Janeiro
Mas nossa cidade é heterogênea em todos os pontos tanto na sua geografia quanto na sua população. Essa mistura e diversidade, deveria ser um ponto agregador, mas as pessoas continuam dividindo a cidade de várias maneiras, principalmente pela classe social ou pela região onde mora. São os "riquinhos da zona sul", os "farofeiros da zona oeste" ou os "favelados" das diversas comunidades que temos espalhadas por nossa cidade. 

Nossa cidade é composta por diversos bairros e seus moradores, alguns são mundialmente conhecidos, outros são localmente esquecidos. Por isso é muito fácil dizer "seu sou carioca" ou tenho "alma de carioca" quando se tem em mente somente os bairros e pontos mais famosos, quero ver você ter orgulho de dizer que se tornou carioca vivendo e se espelhando nos bairros esquecidos por nossos governantes.